O concurso é dirigido a todos os cidadãos da UE inscritos numa instituição de ensino superior de arte e design, de onde sairão os três vencedores. O primeiro prémio receberá o valor monetário de 6 mil euros, enquanto o segundo e o terceiro classificados receberão 3.500 e 2.500 euros respectivamente. As candidaturas têm de ser submetidas no site www.ec.europa.eu/organic-logo até 25 de Junho de 2009.
Para a Comissária europeia responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, Mariann Fischer Boel, o novo logótipo para produtos biológicos tem de oferecer “uma identidade para o sector biológico na UE e ajudar a criar o mercado único, o que é uma boa notícia para produtores e consumidores.”
O novo logótipo escolhido para os produtos biológicos da UE vai ser obrigatório para todos os produtos pré-embalados originários dos 27 países membros que cumpram as normas de rotulagem. Para além disto, todos os produtos biológicos que não sejam previamente embalados e que sejam originários da UE, ou importados de países terceiros, podem usar o logótipo da UE de forma voluntária.
Quando terminar o prazo de candidatura, o júri vai seleccionar os melhores projectos que serão apresentados no site oficial do concurso, na qualidade de candidatos oficiais. A votação dos melhores logótipos vai contar com a participação dos cidadãos europeus, que poderão votar online no seu candidato preferido.
O objectivo da EU é encontrar um logótipo original e atractivo, que conjugue os vários aspectos da agricultura e produção biológica. O júri vai avaliar as criações em conformidade com a sua universalidade, a sua compreensibilidade sem a utilização de palavras, a sua clareza de apresentação e a sua intemporalidade.