Há anos escuto o Nerdcast, podcast semanal do site Jovem Nerd. Na verdade, escutar é pouco: sou uma viciada mesmo. Mas o programa mais recente foi uma agradável surpresa. Eles entrevistaramLucas Radaelli, um nerd cego. A conversa está bem divertida e muito instrutiva.
Como já trabalhei em uma instituição de cegos, percebi que realmente um dos maiores problemas que as pessoas com deficiência visual tem de enfrentar é a falta de informação. Existem muitos mitos sobre a cegueira e a grande maioria das pessoas não sabe como lidar com os cegos, que dirá incluí-los de forma verdadeira. É muito fácil de se cair na pena ou no coitadismo, pensando que a cegueira é o fim do mundo e que as pessoas assim são frágeis e coitadinhas.
A equipe do Nerdcast está de parabéns, pois conseguiram realizar uma entrevista muito rica e que não caiu nesse dito coitadismo que muitas vezes acontece quando o tema é abordado. E, claro, ao próprio Lucas Radaelli. Claro que não conheço a história dele a fundo, mas pelo que ele diz na entrevista, ele teve pais que o apoiaram e o incentivaram desde o início, e aparentemente isso resultou no exemplo de superação que ele é. Como estudante de psicologia, quando estagiei na APACE (Associação Passo-fundense de Cegos), também vi de perto como a questão da família e da estimulação precoce é importantíssima para o desenvolvimento da autonomia nessas pessoas. Na verdade, é até mais do que importantíssima: é praticamente determinante. Os deficientes visuaissão capazes de desenvolver habilidades incríveis e viverem quase que “normalmente”, mas precisam ser estimulados e incentivados, essas habilidades não caem do céu, da noite para o dia. Esse Nerdcast apenas reforçou essa noção para mim.
Nerdcast quebrando mitos sobre a deficiência visual
Colocado em: Blog - Informações e Curiosidades