Um litro de gasolina deu para 291 quilómetros!

A notícia, plena de oportunidade, vem do INEGI/FEUP, que venceu a Shell Eco-Marathon Chaque Goutte Compte
O veículo que poupa (Clique para ampliar)

A equipa INEGI/FEUP venceu, pela terceira vez consecutiva, a classe UrbanConcept da European Shell Eco-Marathon 2008, que decorreu entre 22 e 24 de Maio, no circuito de Nogaro, França. O Eco-INEGI foi o primeiro classificado na classe dos veículos a gasolina, tendo percorrido 291 quilómetros com um litro de gasolina superando os 289 quilómetros da edição anterior.

Constituída por investigadores do Instituto Nacional de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI), docentes e alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a equipa INEGI/FEUP, voltou, depois de ter obtido o primeiro lugar em 2006 e 2007, a ocupar o lugar mais alto do pódio, em 2008, na classe UrbanConcept para veículos a gasolina da Shell Eco-Marathon Chaque Goutte Compte.

Eco-INEGI foi o primeiro classificado na classe dos veículos a gasolina

Eco-INEGI foi o primeiro classificado na classe dos veículos a gasolina

Trata-se de uma classe cujo objectivo, além do baixo consumo, passa pela concepção de um veículo adaptável ao conceito citadino, ou seja, “mais flexível e que obedeça a determinados critérios, nomeadamente as dimensões, o consumo e os níveis de poluição, que se pretendem reduzidos”, esclarece o investigador do INEGI e docente da FEUP responsável pelo projecto, José Esteves.

Depois dos resultados obtidos nos anos anteriores, a equipa INEGI/FEUP partiu para França confiante que voltaria a conseguir atingir lugares de topo, em particular pelos desenvolvimentos tecnológicos efectuados no veículo experimental Eco-INEGI ao longo do último ano, principalmente em termos aerodinâmicos, com a carroçaria a ser totalmente alterada.

Relativamente à classificação final (1º lugar para veículos a gasolina) José Esteves refere que estas se“deveram às alterações e melhorias técnicas e, principalmente, à dedicação de todos os envolvidos no projecto. O empenhamento dos alunos da FEUP é sempre fundamental. Isso e o apoio que o INEGI nos dá, não só financeiramente mas também disponibilizando meios técnicos e humanos”. A equipa INEGI/FEUP é constituída por 7 pessoas e o “orçamento para este ano foi de cerca de 2,5 mil euros e onde não estão contabilizadas horas de trabalho, que rondam as 800 horas/ano”, refere o responsável.

Vantagens da participação na Shell Eco-Marathon

Em termos práticos a participação em eventos do género tem como grande vantagem a “formação prática dos alunos de engenharia, que podem aplicar os conhecimentos adquiridos com base teórica na sua formação de engenheiros, quer em actividades curriculares ou extra curriculares, assim como permitir ao INEGI desenvolver investigação nas áreas da engenharia automóvel, consumos energéticos, e redução da emissão de gases poluentes”, salienta José Esteves.

Depois dos resultados obtidos este ano, José Esteves estabelece como objectivos para o futuro “manter as boas classificações na classe UrbanConcept e tentar estabelecer um novo recorde de consumo”.

A equipa INEGI/FEUP tem participado regularmente nas Competições de Consumo de Combustível Shell Eco-Marathon, organizadas pela empresa petrolífera Shell em França, apoiando um projecto que envolve professores, investigadores e alunos, numa colaboração entre INEGI e o Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da FEUP.

Características técnicas do Eco-INEGI

Peso: 87 kg
Motor: quatro tempos de 107cc a carburador com 5,5cv
Chassi: tubo de aço e sandwich de ninho de abelha em alumínio
Carroçaria: sandwich em fibra de vidro/epóxido e espuma de poliestireno.
Dimensões: altura 1.03m, largura 1.28m, comprimento 2.3m
Velocidade máxima: 90km/hora
Consumo: 291km/litro (0,344litros/100km)

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=26368&op=all